sábado, 22 de maio de 2010

Piadas piedosas

Piada contada por Chico Anísio no Programa do Jô, há algum tempo:

Aconteceu numa cidadezinha do interior, uma daquelas cidades onde nada acontece. Um dia o prefeito recebe a notícia de que o bispo ia visitar a cidade. Excitadíssimo com o acontecimento, o prefeito logo começa a organizar a recepção à autoridade eclesiástica com toda a pompa e circunstância: banda marcial, todas as autoridades da cidade convidadas para a ocasião, tais como o juiz, o delegado, o presidente da Câmara etc. Em meio aos preparativos, alguém se lembra de perguntar ao prefeito como ele pretendia se dirigr ao bispo: seria Sr. Bispo, Vossa Excelência, Vossa Santidade ou o quê? Embaraçado, o prefeito pede ao office-boy que vá correndo até a escola da cidade e pergunte ao diretor como se trata um bispo. O rapaz logo volta com a resposta:

__ O diretor disse que a gente deve chamar o bispo de Vossa Reverendíssima.

Problema solucionado, o prefeito retoma os preparativos da grande recepção e quando o bispo finalmente chega, de carro, dirigido por seu motorista, encontra a banda da cidade tocando, as crianças uniformizadas cantando hinos religiosos, as autoridades todas enfileiradas para recebê-lo e o prefeito com um sorriso de orelha a orelha. Estava um calor desgraçado, um sol de rachar, e quando o prefeito abre a porta do carro encontra um homem gordo e suando em bicas dentro da batina, passando um lenço no rosto e parecendo muito aborrecido. Querendo ser agradável, o prefeito pergunta:

__ Vossa Reverendíssima está cansada?

O bispo olha para ele parecendo muito bravo e retruca:

__ Cansada?! Eu tô é morta, af!


Mais uma envolvendo autoridades eclesiásticas:

Cinco senhoras católicas se encontram numa igreja para rezar o terço. Entre uma reza e outra, uma delas conta toda orgulhosa:

__ Vocês sabiam que meu filho é padre? Quando ele entra numa sala todos o cumprimentam e dizem: "Sua bênção, padre!"

Outra senhora responde:

__ É mesmo? Pois meu filho é bispo. (Quem contou a piada não esclareceu se se trata do mesmo bispo da piada anterior ou não.) Quando ele entra numa sala todos beijam sua mão e dizem: "Sua bênção, Vossa Reverendíssima!"

A terceira senhora então se manifesta:

__ Grande coisa! Pois meu filho é cardeal. Quando ele entra numa sala, todos se curvam respeitosamente e dizem: "Sua bênção, Vossa Eminência!"

Aí uma senhora muito velhinha, com forte sotaque alemão, se manifesta:

__ Nada disso do que vocês estão falando me impressiona. Eu sou a mãe do Papa! Quando meu filho entra numa sala, todos se ajoelham e murmuram: "Sua bênção, Santo Padre!"

Então a mulher de aparência mais jovial e saudável de todas começa a rir e diz:

__ Vocês não estão com nada! Meu filho tem dezenove anos, um metro e noventa de altura, é atlético, joga vôlei, tem olhos verdes, é bronzeado de sol e quando entra numa sala, todos arregalam os olhos e exclamam: "Meu Deus do céu!!!!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário